Pão de Hambúrguer

Achei que já era hora de ensinar essa receita aqui. Também acho que já passou do tempo de voltar a postar receitas básicas. Tá certo, você pode me dizer que fazer pão de hambúrguer não é ~básico~ mas pra mim é essencial saber fazer um bom pão pra cada ocasião. E tudo se explicará na quarta-feira. Sério, confia em mim.

Já testei algumas receitas de pão de hambúrguer desde que decidi que amava hambúrguer e fazê-los em casa. Afinal, não é tão fácil assim achar bons pães. Normalmente aqueles de mercado molham com o suco da carne, se desfazem e deixam todo mundo triste. Mas não esse.

Gosto de acreditar que essa é uma receita clássica, digamos, porque é literalmente só o pão. Não é um pão de batata nem nada assim. Eu vi a original aqui e fiz beeeem parecido com ela. Então, mão à obra!

Como fazer pão de hambúrguer

Ingredientes:
– 4 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
– 1 ovo
– 1/4 de xícara de manteiga
– 1 e 1/2 xícara de leite
– 1 pitada de sal
– +1 ovo pra pincelar
– Gergelim 

Pra começar, misture todos os ingredientes secos na sua batedeira. Comece a bater e adicione então o ovo, levemente batido, a manteiga e o leite e deixe que bata até formar uma massa elástica. Aqui em casa foram 7 minutos. Caso você não tenha uma batedeira, é só sovar a massa por 10 minutos numa superfície enfarinhada.

Transfira para uma tigela untada com azeite, passe azeite por toda a massa e deixe crescendo, em um local quentinho, por 1 hora e meia ou até que ela tenha dobrado de tamanho.

Depois disso, dê socos na massa até que ela desinche e divida em 12 partes iguais para pães médios. Deixe descansar por 20 minutos em um prato, com azeite por cima das bolinhas e coberto com um pano de prato.

Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque as bolinhas bem separadas dentro dela, achatando levemente para que elas fiquem em formato de hambúrguer. Eu particularmente acho que achatei demais (dei duas apertadinhas), então acho que uma apertada está bom!

Deixe que cresçam por mais 1 hora e meia ou até que tenham dobrado de tamanho. Pré-aqueça o forno a 210 graus e, antes de levar a assadeira pra lá pincele o ovo batido e salpique o gergelim por cima dos pães.

Asse por 15 minutos, tire do papel manteiga e ponha numa grelha até que esfriem. Guarde em saquinhos plásticos até usar. Eles duram tranquilamente 5 dias!

Como fazer pão de hambúrguer Como fazer pão de hambúrguer

2 pensamentos sobre “Pão de Hambúrguer

  1. Pingback: Hamburguer de Siri | Fotografando à Mesa

Deixe um comentário