Peru de Natal

Chegamos ao ponto sem retorno. Quando já não tem mais como desistir de zerar a Ceia, aquela hora que você olha seu Peru pronto e pensa: este é o melhor que eu poderia ter feito.

Além disso, é claro, o que seria sua noite de Natal sem um delicioso Peru de Natal? E aí talvez você esteja pensando que todos que você já comeu eram secos e pareciam ter sido esquecidos no forno por muitos e muitos anos, desde o Natal anterior, e vai me dizer que não gosta tanto assim de Peru.

Essa receita surgiu porque na minha família também tínhamos esse problema. Quando ele não ficava seco, ficava meio sem graça e sem gosto. Então eu pensei: por que não cozinhar um peru com uma calda de cerveja defumada? Ela daria a ele sabor de carnes deliciosas. Mas e se eu colocasse também um pouco de mostarda Dijon? O sabor dela é tão característico que aumentaria, junto com a laranja, a acidez e ainda daria o toque que só ela poderia dar. E por último, mas não menos importante, por que não colocar mel? Só ele poderia caramelizar essa delícia e dar a doçura que compensa a acidez e que combina com a carne da ave.

E foi o que eu fiz. Aqui está a melhor receita de todos os tempos. Pelo menos pra mim.

Peru de Natal (com calda de cerveja preta)

Ingredientes:
– 1 Peru (o meu tinha 3kg)
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 1 ramo de alecrim
– 600ml de cerveja com sabor defumado (usei a da Eisenbahn)
– 2 colheres de sopa de mostarda Dijon
– 3 colheres de sopa de mel
– 1 laranja bahia
– 1 cebola
– 2 colheres de chá de farinha de trigo

Para começar preciso dizer que eu usei uma daquelas assadeiras com grade. Só ela pode dar a crosta perfeita ao redor de todo seu Peru. Se você não tiver, o que vai acontecer é que ele só ficará dourado em cima, mas sem problemas!

Tire as raspas da laranja e corte a cebola em 4 partes. Se o seu Peru estiver com os miúdos dentro, tire e substitua pela laranja inteira e a cebola.

Coloque em uma panela a cerveja, a mostarda, o mel e as raspas da laranja e esquente até ficar uma mistura homogênea (na verdade ela terá pontinhos da mostarda Dijon, que não se dissolvem tão fácil assim).

Misture a manteiga, o alecrim e coloque um pouco de sal e pimenta. Passe por toda a superfície do Peru (se você conseguir colocar por baixo da pele é melhor ainda), que já deve estar em cima da assadeira. Jogue uma concha do molho por cima do Peru. Cubra com papel alumínio e leve em forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos.

Enquanto isso, dissolva a farinha em meio copo de água e coloque na panela do molho, que ainda deve estar fervendo e deixe que ferva até engrossar.

Depois dos 30 minutos, tire o Peru do forno e, com a ajuda de um pincel (se você não tiver, pode ser com uma colher, é só que assim a calda fixa mais facilmente e menos dela escorre para o fundo da assadeira), passe a calda por todo o frango. Volte para o forno e, de 15 em 15 minutos, pincele a calda por cima dele, cuidando para cobrir todo.

Asse até que o botão que avisa que está pronto se levante e sirva.

Dicas:
– Se você puder, é melhor deixar para fazer ele de forma que fique pronto logo antes da Ceia. Vai ser muito melhor comer quente (não que frio ou esquentado não vá ficar maravilhoso).
– O segredo dessa receita é, de verdade, colocar a calda a cada 15 minutos. Só assim você vai conseguir uma crosta perfeita e adocicada e ácida
– Quando tiver passado 1 hora e meia no forno, veja se há líquido dentro dele. Se sim, retire a laranja e a cebola e continue a assar, sem retirar o líquido.
– Você pode servi-lo com a Farofa de Nozes que fizemos dentro dele.

Peru de Natal (com calda de cerveja preta) Peru de Natal (com calda de cerveja preta) Peru de Natal (com calda de cerveja preta)

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s