Farofa de Nozes

Toda Ceia de Natal precisa ter algumas coisas pra ser completa. Pra mim, uma das mais importantes é a farofa. Talvez porque eu seja doida – totalmente maluca mesmo – por esta delicia divinamente inventada pelos brasileiros. Sério, quem teve a ideia de jogar farinha de mandioca na frigideira e ver no que dava: meus parabéns pra você!

Mas ai vem aquele drama porque a maioria das farofas que você vai comer nas festas de fim de ano vão estar secas, sem tempero, sem sabor, sem nada dentro. Garanto inclusive que talvez você possa comer aquelas que compra pronto no mercado, dependendo de pra onde você vá com essa discussão.

E eu te digo: estou aqui para resolver todos esses problemas. Tudo o que eu tenho pra dizer é que a chave para qualquer farofa é a manteiga. Manteiga é felicidade e, convenhamos, é Natal então o que é mais um pouquinho de gordura na Ceia ne? Bobagem. De verdade, bobagem.

Farofa de Natal (Nozes e Cebola)

Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de mandioca
– 1 cebola
– 150g de nozes
– 100g de manteiga

Para começar, corte a cebola em tiras bem finas. Em seguida, divida as nozes no meio e faça uma das partes quase como uma farofa, cortando com a face bem pequeno, enquanto a outra corte apenas um pouco.

Em uma frigideira com azeite, coloque a cebola e mexa até que ela fique em um tom marrom, bem tostadinha mesmo. Depois disso, adicione as nozes e deixe que elas soltem o aroma.

Adicione a farinha de mandioca e mexa para dar uma queimadinha. Abra um buraco no meio da farofa e coloque a manteiga, cortada em 3 partes. Deixe derreter e misture tudo. Se precisar, ajuste o sal.

Farofa de Natal (Nozes e Cebola) Farofa de Natal (Nozes e Cebola) Farofa de Natal (Nozes e Cebola)

3 thoughts on “Farofa de Nozes

  1. Pingback: Peru de Natal | Fotografando à Mesa

Deixe uma Resposta

