Panettone de Cranberry e Chocolate

Foram, literalmente, 7 dias pra gravar essa receita. A gravação começou no sábado passado e só terminou neste domingo. Isso mesmo, ontem. E por que? Tudo porque eu tinha achado a receita de Panettone perfeita e nós precisávamos gravá-la de dia. Foram também 4 receitas de Panettone feitas, o que quer dizer que nesse momento na minha casa tem um festival louco de panettone de cranberry com chocolate, ou seja, estamos muito felizes!

Eu nunca achei que eu fosse, um dia, fazer um panettone. E por isso me desculpa a quantidade de vezes que vou escrever essa palavra hoje. Sempre escutei dizer que era muito difícil, complicadíssimo, demorado, uma chatice e, principalmente, que não valia a pena. Então panettones sempre me assustaram.

Mas como eu gosto de uma aventura decidi que esse seria o ano em que eu aprenderia a fazer panettone. O desafio começou com a decisão da receita. Eu queria um que fosse clássico, uma receita italiana, mas só que eu não falo italiano. E só que depois eu precisaria adaptá-la para o clima e para medidas brasileiras. Foi o que eu fiz. Achei a receita original aqui nesse blog lindo que estou apaixonada e adaptei, do começo ao fim, pra funcionar aqui no Brasil.

Tenho que dizer que estou realizada. Toda a minha família e a família do Felipe ganharão Panettones de Cranberry e Chocolate de Natal porque eu simplesmente não consigo parar de fazer. Sabe aquela sensação de dever cumprido? Pois é, fica ainda melhor quando o dever derrete na boca. Sim, a massa que eu vou ensinar pra vocês derrete-na-boca.

E assim eu te convenci que vale a pena tentar em casa, já que você nunca comeu um Panettone que derretesse na boca.

panettone de cranberry e chocolate

Primeira parte da massa:
– 1 colher de sopa de água morna
– 2g de fermento biológico fresco
– 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo
– 1 pitada de açúcar

A brincadeira aqui é realmente paciência. Então, pra começar, misture todos os ingredientes até formar uma massa e deixe crescer até dobrar de tamanho. Aqui em casa, em um dia que estava 28 graus levou 30minutos e em outro que estava 21/22 graus levou 1 hora.

panettone de cranberry e chocolate

Segunda parte da massa:
– Massa anterior
– 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de água
– 1 pitada de açúcar
– 1 gema

Basicamente o que é preciso fazer é exatamente a mesma coisa de antes. Coloque todos os ingredientes juntos e sove até formar uma massa homogênea. Deixe descansar até dobrar de tamanho. Bem, eu preferi dar a receita em quantidades “caseiras” do que em peso e isso pode dar algumas diferenças no final, mas o importante aqui é que a massa fique lisinha e que não grude na mão.

Aqui em casa deixamos crescer pelo mesmo tempo da primeira parte e já tinha dobrado de tamanho!

panettone de cranberry e chocolate

Terceira parte da massa:
– Massa anterior
– 3 colheres de sopa de água
– 3 colheres de sopa cheias de farinha de trigo
– 1/2 gema
– 1 pitada de açúcar
– 2g de fermento biológico fresco

E é a partir de agora que eu te digo: se você tem uma batedeira com um gancho coloque ela pra funcionar. O lance não é nem o peso da massa, já que estamos fazendo uma massa bem leve, mas sim o tempo que é necessário sovar essa massa pra chegar no ponto do Panettone. Claro que é possível fazer sem a batedeira, só vai exigir ainda mais amor, carinho e atenção. E tempo.

Misture todos os ingredientes e bata com um gancho por, pelo menos, 5 minutos. É muito importante que tudo esteja bem homogêneo e a mistura fique bem lisa. Deixe crescer até triplicar de tamanho. Aqui em casa no dia de calor isso levou mais ou menos 2 horas e meia, enquanto no dia frio foram 4 horas. Como eu já estava usando a batedeira, deixei a massa dentro do bowl mesmo pra crescer, tampada com um pano de prato.

panettone de cranberry e chocolate

Quarta parte da massa:
– Massa anterior
– 2 gemas
– 3 ovos
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 3/4 xícara de açúcar
– Raspas de meia laranja
– Raspas de meio limão
– 1 pitada de noz-moscada
– 1 pitada de canela em pó
– 100g de manteiga em temperatura ambiente
– 1 pitada de sal
– 1/2 xícara de cranberry desidratada
– 1/4 xícara de chocolate meio amargo

Comece colocando as gemas, os ovos, o açúcar e a farinha para bater junto com a massa anterior. Salve 3 colheres de sopa da farinha de trigo.

Depois de deixar que se misturem, acrescente as raspas da laranja e do limão, a noz-moscada ralada na hora e a canela em pó. Essa mistura de coisas substitui a essência de panettone que na verdade é uma praga que não tem absolutamente nenhum desses ingredientes e vai deixar seu panettone caseiro com gosto de um industrializado e ninguém quer isso. Bata até ficar homogêneo.

Divida a manteiga em três partes e adicione uma colher de farinha e uma parte da manteiga por vez, deixando que eles sejam incorporados à massa antes de adicionar a outra colher/pedaço. Quando já tiver feito os 3, adicione a pitada de sal e deixe que a massa bata por, pelo menos, 15 minutos na batedeira (isso quer dizer que você precisa sovar na mão por mais ou menos meia hora).

Adicione as cranberries já hidratadas e escorridas e o chocolate e bata com o gancho até misturar.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e deixe crescer por 40 minutos.

panettone de cranberry e chocolate

Enquanto isso, passe manteiga amolecida na lateral das formas de Panettone. É importante dizer que, caso você não use as formas o que vai acontecer é que seu panettone vai crescer pros lados e não pra cima, mas vai ficar bom do mesmo jeito.

Depois dos 40 minutos, coloque bastante manteiga na sua mão e divida a massa em duas partes. Se você estiver usando uma forma de tamanho médio, como a minha, essa massa vai ser suficiente pra encher uma e deixar a outra pela metade. Dobre cada uma das partes por cima de si mesma 3 vezes e transfira para a forma de panettone.

Ah, é legal já colocar as formas na assadeira que elas vão ser levadas pro forno, pra não correr o risco de o panettone murchar. Deixe crescer por mais ou menos 5 horas no dia quente e 8 no dia frio. O ponto certo pra assar é quando a massa tiver atingido a borda (no caso do panettone com mais massa) da forma.

Marque um X com uma faca bem afiada e passe manteiga na superfície. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos 55 minutos, até que o panettone tenha ficado bem dourado.

Retire do forno e deixe esfriar de um dia pro outro, em cima de uma grade. Life hacks: eu usei a grade do meu fogão pra isso, já que não tenho grade de confeitaria.

Para a cobertura:
– 1 barra de chocolate meio amargo

No dia seguinte, derreta 2/3 da barra de chocolate meio amargo e, depois, coloque o outro 1/3 e mexa até derreter, no chocolate ainda quente. Isso fará com que seu chocolate fique temperado, ou seja, ele vai endurecer em cima do panettone.

Cubra o Panettone de chocolate e espere endurecer. Coma e seja a pessoa mais feliz do mundo com esse Panettone maravilhoso que a massa derrete na sua boca.

panettone de cranberry e chocolate panettone de cranberry e chocolate panettone de cranberry e chocolate panettone de cranberry e chocolate panettone de cranberry e chocolate

4 thoughts on “Panettone de Cranberry e Chocolate

Deixe uma Resposta

