Muffins Natalinos

Coloca a música de Natal pra tocar. Vai, anda logo, monta a árvore e enche de luzinha e bolas vermelhas que reflitam bastante a sua sala iluminada à meia luz durante a ceia. Aproveita e tira umas fotos hipsters da árvore. Ah, e também compra uma estrela bem bonita pra colocar lá no topo. É sério, vai fazer isso, já é dezembro e a gente já vai até começar a ensinar receitas maravilhosas pra você.

Para para para! Na verdade eu não tenho árvore de Natal, não tenho luzinha e nem bolas vermelhas (até porque minhas gatas destruiriam as três coisas). Essa data pra mim só me remete a uma coisa: muita muita MUITA comida. Comer até passar mal, cozinhar pra 347 pessoas mesmo que sua família só tenha 4, comer no dia seguinte também. E esperar o Ano Novo pra comer mais. Se esse é o espírito que tanto falam? Não sei, mas é uma das poucas coisas em que eu acredito e essa data prova isso: a comida é o que reuni e sempre reuniu as pessoas.

A ideia que tivemos pra esse ano – que, aliás é o primeiro ano com o blog já bem organizado e com um especial 100% planejado e lindo – foi melhorar as receitas que sempre comemos na ceia aqui no Brasil e que a gente sabe, de alguma forma, que podiam ser melhores. E às vezes até mais fáceis. Bem, se não mais fáceis, mais divertidas.

A única receita que difere dessa ideia é a de hoje. A de abertura. Porque ela é um presente pra alguém. Então vem assistir e entender e aprender a fazer os muffins da manhã de Natal americana.

E ah, antes que eu esqueça, se você quer ver mais receitas sem carne pras segunda-feiras, vem ver o que o Conversando e Cozinhando, o Culinaristico e o Cozinha em Cena fizeram pra alegrar suas segundas sem carne ❤

Muffin Natalino (Laranja, nozes e frutas cristalizadas)

Ingredientes:
– 1 3/4 xícara de farinha
– 2 colheres de café de fermento em pó
– 1 colher de café de bicarbonato de sódio
– 1/2 xícara de chá de açúcar
– 1 colher de café de canela em pó
– 1 pitada de noz moscada ralada na hora
– 1/2 laranja
– 3/4 de xícara de leite integral
– 1/3 de xícara de óleo
–  1 ovo
– 3/4 de xícara de frutas cristalizadas
– 1/3 de xícara de noz pecan

Não existe mistério pra fazer muffin. É muito mais fácil que bolo, cupcake e qualquer outra coisa que vai ao forno. Sério.

Comece misturando os ingredientes secos, ou seja, a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar, a canela e a noz moscada em uma tigela. Misture também o suco da laranja, o leite, o óleo e o ovo em outra.

Bata bem a mistura dos líquidos e adicione os ingredientes secos aos poucos, tomando cuidado para não misturar demais. Antes de ficar homogêneo, adicione as frutas cristalizadas e as nozes pecan (também podem ser as tradicionais, mais fáceis de achar. E bata até ficar uma mistura lisa.

Muffin Natalino (Laranja, nozes e frutas cristalizadas)

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Com suas forminhas de muffin untadas e enfarinhadas, encha-as até 2/3, deixando sempre uma vazia para colocar água. Isso ajuda a manter os muffins molhadinhos por dentro.

Asse até que eles fiquem douradinhos por cima. A nossa receita rendeu 5 muffins.

Para fazer o glacê que coloquei por cima é só misturar 1/2 xícara de açúcar com suco de 1 limão. Se precisar, adicione mais açúcar para que ele fique mais grossinho.

Muffin Natalino (Laranja, nozes e frutas cristalizadas) Muffin Natalino (Laranja, nozes e frutas cristalizadas) Muffin Natalino (Laranja, nozes e frutas cristalizadas)

Anúncios

2 thoughts on “Muffins Natalinos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s