Pad Thai

Há algum tempo venho me prometendo (e prometendo ao Felipe) que chegaria o dia em que eu tentaria fazer Pad Thai. Nunca pesquisei muito sobre ele, mas de tanto ouvir falar estava com uma vontade de comer inexplicável. A verdade é que mesmo depois de ler as receitas eu pensava que seria algo parecido com a vibe do Yakissoba. Mas eu me enganei. É totalmente diferente e incrivelmente delicioso.

O processo de criação de todas as receitas que faço costuma ser rápido, é como se eu tivesse a ideia, procurasse receitas base em livros ou na internet e criasse em cima disso, de acordo com a minha ideia original, mas dessa vez foi um pouco diferente. Sempre que vou fazer pratos clássicos de algum lugar é assim.

Minha ideia era fazer o tradicional mesmo, mas quando vi que seria impossível achar os ingredientes fora de São Paulo (abençoada seja a Liberdade e toda a sua variedade de produtos do outro lado do mundo), percebi que teria que adaptar. Então, vejam bem, assim surgiu a minha versão do Pad Thai tradicional que, apesar de ter uma semelhança, no final das contas ficou bem diferente.

Outro grande desafio eram as fotos. Uma vez que sempre queremos fotos legais, precisamos colocar mais cores no prato e assim foi se montando essa delicia que hoje ensino a vocês. Façam em casa porque, sério, vai valer a pena.

Pad Thai (Massa Tailandesa)

Ingredientes:
– 200g de talharim de arroz
– 1 pimenta dedo de moça
– 1 punhado de coentro
– 1 talo de cebolinha
– 1 cebola roxa
– 1 pimentão amarelo
– 50g de camarão (eu usei pré-cozido, mas tanto faz)
– 3 limões
– 100g de tofu extra-firme
– 50g de broto de feijão (Moyashi meu amor)
– 1/4 de xícara de molho de peixe
– 2 ovos
– 2 dentes de alho
– 1/2 xícara de amendoim torrado e salgado
– Sal e pimenta do reino à gosto

Comece fatiando a cebola e o pimentão amarelo. Corte também os limões ao meio e o tofu em cubos grandes, além dos dentes de alho bem pequenininhos.

Enquanto isso, cozinhe seu macarrão de acordo com as instruções da embalagem, lembrando de cortar o cozimento com água gelada.

Corte a pimenta dedo-de-moça com um punhado de coentro e um pouco de sal grosso, até formar uma pastinha. Aqueça uma frigideira até ela começar a sair fumaça e jogue um pouco de óleo, a pasta de pimenta e suco de meio limão. Deixe que os aromas subam.

Quando isso acontecer, adicione o alho, deixe fritar um pouquinho e coloque a cebola roxa e, em seguida, o pimentão e deixe refogar. Adicione o camarão já limpo. Eu usei um pré-cozido, mas caso você só tenha o fresco, pode ser ele mesmo. E se você não gostar pode tirar ou substituir por frango cortado em cubinhos.

Coloque uma parte do moyashi (a outra vamos deixar para decorar), o tofu cortado e o molho de peixe e deixe cozinhar um pouco.

Por fim, adicione o macarrão já cozido e deixe refogando enquanto você quebra e bate os ovos. Faça um buraco no centro da figideira, adicione os ovos e depois de 15 segundos misture tudo e deixe fritar mais um pouco. Esprema o suco de 2 limões por cima e desligue o fogo.

Pad Thai (Massa Tailandesa)

Para o prato, coloque o macarrão já pronto e jogue por cima o amendoim e a cebolinha picada. Arrume um punhado de moyashi por cima e uma folha de coentro para decorar. Jogue também algumas fatias de pimenta e sirva com um pedaço de limão para ser espremido na hora.

Essa receita serve 2 pessoas famintas (eu e Felipe comemos muito fazer o que né gente)!

Pad Thai (Massa Tailandesa) Pad Thai (Massa Tailandesa) Pad Thai (Massa Tailandesa) Pad Thai (Massa Tailandesa)

Deixe uma Resposta

