Para começar: Bicarbonato ou fermento?

Aqueles que gostam de fazer bolos, biscoitos, muffins e tudo que vai ao forno, já devem ter se deparado com algumas receitas que pedem bicabornato de sódio e outras que pedem fermento.

Eu, que sou um tanto quanto curiosa, sempre me perguntei qual era a real diferença entre um e outro, até para saber se seria possível substituí-los na falta de ingredientes.
Afinal, nem sempre temos vontade de comer coisas gostosas quando o mercado está aberto, não é mesmo?

Lá fui eu fazer minha pesquisa e, mais importante, encontrar uma resposta que eu pudesse resumir e facilitar a vida de vocês.
Infelizmente, no entanto, como diria Joy the Baker, cozinhar é pura química, então é de química que vamos falar.

Fermento ou Bicarbonato de sódio

O que sabemos sobre esses dois ingredientes é que eles são um pó branquinho e que, de alguma forma, é o que faz nossos bolos crescerem.

A diferença básica entre eles é que o bicarbonato de sódio precisa de um ácido para entrar em ação e o fermento é uma mistura do próprio bicarbonato com o ácido, ou seja, ele é um ingrediente neutro.

Mas como assim? E no que isso poderia, possivelmente, interferir na receita?

Fermento ou Bicarbonato de sódio

Isso quer dizer que, para que o bicarbonato de sódio entre na sua lista de ingredientes, é preciso que haja alguma coisa que seja ácida como limão, vinagre ou buttermilk.
Essa mistura se faz necessária porque só assim, quando for a temperaturas altas, o bicarbonato produzirá o dióxido de carbono (que é o que faz o seu bolo crescer).

Essa reação começa imediatamente após a combinação dos ingredientes o que significa que se a massa não for diretamente ao forno, o bolo não vai crescer.
E, além disso, caso o ácido falte, o seu biscoitinho provavelmente ficará com gosto de metal porque é preciso compensar o gosto do dióxido de carbono para que ele não deixe tudo amargo e estranho.

Fermento ou Bicarbonato de sódio

Por outro lado, o fermento é uma composição de dois ingredientes: bicarbonato de sódio e tartar (que nada mais é do que o ácido necessário para a reação).
O que significa que em sua lista de ingredientes haverá itens não ácidos como o próprio leite. Isso acontece porque, além de ser “auto suficiente”, o fermento já tem o gosto do dióxido de carbono produzido neutralizado por ele mesmo, o que fará com que a reação não interfira no sabor final.

Ele também pode substituir o bicarbonato se colocado em maior quantidade, apesar de o contrário nunca poder acontecer, já que isso deixaria seu bolo com gosto amargo, lembra?

Fermento ou Bicarbonato de sódio

 

Para terminar: o bicarbonato precisa de um ácido, enquanto o fermento já possui o ácido em sua composição.

Anúncios

5 thoughts on “Para começar: Bicarbonato ou fermento?

  1. Oi. Tudo bem?
    Mas então qual é a vantagem de usar bicarbonato, hein? Se ele ainda depende que exista mais um outro ingrediente e corre o risco de amargar sua comida?
    Obg,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s