Para começar: Buttercream

Eu sei que esse nome não é muito comum no Brasil.
Afinal, o que é um creme de manteiga, não é mesmo?

Mas foi conhecendo a confeitaria americana que me apaixonei pelas mágicas coberturas de bolo que eles fazem. Coberturas que vão além de caldas de chocolate ou pasta americana (vejam bem, não que isso seja ruim é claro), que deixam todo bolo parecendo um sonho diretamente saído de uma fotografia linda.

Buttercream

E a melhor parte? São fáceis de fazer.
Resolvi começar pelo tradicional do tradicional, pelo tão famoso Buttercream. Que além de ser exatamente o que diz o nome, é um pedacinho de nuvem trazido para sua boca.

ButtercreamIngredientes:
– 200g de manteiga
– 6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro
– 2 colheres de sopa de leite

Para começar, lembram do post da diferença de açúcar pra açúcar de confeiteiro? (Se você clicar aqui a gente te lembra) Lá tem a razão pela qual você deveria usar açúcar de confeiteiro nessa receita, mas caso você não tenha em casa, eu digo: vai ficar bom com o outro também.

Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente. Principalmente a manteiga, que deve estar bem molinha. Coloque-a para bater na batedeira até formar um creme mais claro, homogêneo.

Quando ele estiver amarelo clarinho, vá adicionando o açúcar, sem medo. Adicione uma xícara por vez e deixe que ela seja incorporada para colocar a outra.
Depois que tiver colocado todas (comece por 6) é só deixar ele batendo bem. Um creme branco e bem fofinho será formado, bem como o que você imagina que seja uma nuvem.
Por fim, adicione as colheres de leite. Elas servem para dar uma liga maior e deixar o creme com uma textura mais única. Bata até que elas sejam incorporadas e, pronto.

Ah, vale dizer aqui que praticamente todos os problemas aparentes que um Buttercream pode ter são resolvidos com mais tempo na batedeira. Na dúvida, deixe bater mais e mais até que se forme um creme lindo e branco. Bater na batedeira é a chave para um bom Buttercream. Tenha isso em mente.

Buttercream

Buttercream

Advertisements

One thought on “Para começar: Buttercream

  1. Pingback: Cookies Natalinos | Fotografando à Mesa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s