Tiramisú

Eu já nem me lembro mais quanto tempo faz que minha irmã me pede para fazer essa receita. E quanto tempo eu enrolei ela pra fazer, consequentemente.

A verdade é que eu sempre tive medo de fazer Tiramisú.

O queridinho doce italiano, feito com o amado por (quase) todos café. Você há de convir que a pressão já está ali porque todo mundo, em algum momento, já comeu um Tiramisú muito bom que nunca esqueceu e que certamente iria comparar com o meu.

Mas eis que eu me lembrei que o lindo Jamie Oliver fez um livro sobre a Itália e esse era argumento suficiente contra qualquer comparação.

E com todo meu amor pela Itália, lá fui eu fazer este doce que, para minha surpresa, é muito mais fácil do que parecia ser.

TiramisuIngredientes:
– 15 biscoitos de champagne
– 1 copo de café forte recém passado
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 400g de mascarpone
– 2 colheres de chá de essência de baunilha
– 1/3 de copo de Licor (já já explico isso)
– Suco de 1 laranja
– 100g de chocolate meio amargo

Para começar, separe o recipiente em que você vai colocar a mistura. Eu aconselho que você faça em potinhos individuais porque vai ficar muito mais charmoso.
Misture o café com duas colheres de sopa de açúcar.
Quebre os biscoitos de forma que eles caibam no potinho e depois despeje o café por cima deles, molhando-os bem. É normal que fique um pouco de café concentrado no fundo do copo, então não precisa se desesperar.

O creme é ainda mais fácil. Em um recipiente junte o mascarpone, a essência de baunilha, o licor, o suco de laranja e o restante do açúcar. Misture com uma colher até que se forme um creme homogêneo e brilhante.

Calma. Antes de continuar vou explicar o licor. A receita originalmente diz para colocar Vin Santo, que é um vinho frutado tipicamente italiano e que eu nunca iria encontrar no mercado aqui perto de casa. Eu usei o Licor Benedictine que é doce e cítrico ao mesmo tempo, mas, caso você não encontre, vale usar algum licor de cereja para substituir.

Agora, com a ajuda de uma colher, coloque o creme dentro dos copinhos e raspe o chocolate por cima de tudo.

Leve à geladeira por pelo menos 2 horas e sirva gelado.

Tiramisú

Tiramisú

Deixe uma Resposta

