Mousse de Chocolate e Café

A cozinha não é tão misteriosa como parece ser. Não? Bem, eu diria que os franceses estão tentando provar exatamente o contrário desde que começaram a fazer seus docinhos encantadores.
Uma mousse brasileira é realmente muito simples e rápida de fazer e quase todo mundo que já fez algum doce na cozinha sabe disso.
Vocês vão perceber que eu gosto de coisas que parecem difíceis, que assustam, mas que na verdade são mais simples (e muito mais gostosas) do que dá pra imaginar.
Por isso queria agradecer pessoalmente a Julia Child por ter ido estudar na França e por ter traduzido e deixado tudo bem explicadinho para os americanos (e pra mim também!).
Foi seguindo uma dessas receitas que surgiu o meu primeiro mousse de chocolate e café que eu vou ensinar pra vocês agora!

Mousse1webCreme de gemas:
– 4 gemas
– 3/4 de copo de açúcar
– 1/4 de copo de café
– Uma panela com água quase fervente

Para começar, passe um café forte e deixe que ele esfrie bastante. Coloque as gemas no pote da sua batedeira (depois vamos usar batedeira para facilitar a vida de todos). Comece a batê-las até que formem um creme amarelo homogêneo. Adicione o açúcar e bata até formar um creme esbranquiçado (vai ter um aspecto bem delicioso) e depois inclua o café – é importante deixar esfriar o café se não as gemas vão cozinhar e vai virar um ovinho cozido.

Leve o pote da batedeira para cima da panela com água quase fervente e bata com a ajuda de um fouet. Chame todas as pessoas que vão comer para bater contigo porque vai cansar. É preciso bater entre 4 e 7 minutos (depende da sua empolgação) para que ele fique com um aspecto bem fofo e lindo, com consistência um pouco pegajosa.

Leve o pote para bater na batedeira enquanto você faz o resto da receita para que a mistura esfrie.

Creme de chocolate com café:
– 170g de chocolate meio amargo
– 4 colheres de sopa de café
– 170g de manteiga sem sal

Essa parte é fácil: é só derreter o chocolate com o café no microondas ou em banho-maria. Depois colocar a manteiga e bater até incorporar. Por fim, coloque essa mistura na batedeira junto com as gemas e deixe batendo até que tudo esteja bem misturado.

Creme de claras em neve:
– 4 claras
– 1 colher de sopa de açúcar

Bata as claras em neve. Adicione o açúcar quando elas estiverem começando a formar uma espuma branca.

Desligue a batedeira e adicione as claras à mistura já pronta de gemas, tomando cuidado de misturar levantando a massa para ela ficar bem aerada.

Pra terminar, coloque em potinhos individuais ou em uma forma grande e leve à geladeira por no mínimo duas horas.

Mousse2web

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s