Grissinis de Parmesão

É, eu sei, tinha prometido que ia postar essa receita no sábado pra vocês prepararem no fim de semana e arrebentarem os corações de todos que comessem, mas me enrolei, fiquei passeando pelo Rio e não tive tempo de postar. Mas cá estou eu tentando me redimir. Prometo que vai ficar delicioso e que vocês não vão ter do que reclamar!

grissini4WEB
Ingredientes:
– 1 tablete de fermento fresco
– 1 colher de sopa de açúcar
– 1 xícara de água
– 3 1/2 xícaras de farinha (na verdade é até pegar o ponto viu?)
– 1 colher de sopa de sal
– 300g de parmesão ralado grosso

Coloque a água em uma bacia, junte o açúcar, o fermento e meia xícara de farinha e faça uma papinha. Olha, aqui vale dizer que a maioria das receitas diz pra usar água morna, mas faço pão em casa desde criança com água fria e segui o padrão, fica mais ou menos desse jeito aqui:
grissini1WEBÉ um pouco gosmento, mas confia em mim que tudo vai dar certo no final, ok? Deixe descansar por 20 minutos, é importante não ter pressa porque o fermento precisa entrar em ação.
Junte o resto da farinha, o sal e o queijo parmesão e, como diria minha mãe, pense em coisas boas e deixa suas energias passarem pra massa. Ou seja, sove a massa, amacie ela, ame-a, faça bastante força, trabalhe a massa que você criou como se ela fosse uma pequena delicia porque ela será. Faça isso por uns 15 minutos (não, não é exagero, a massa precisa respirar) e depois que chegar no ponto daqui de baixo enrole no papel filme e deixe descansar por, no mínimo, 20 minutos.
grissini2WEBFelizmente, porém, você pode deixar essa massa dormir na geladeira até (testei fazer isso porque fiquei com preguiça de enrolar todos) e deixar pra enrolar no dia seguinte.
Agora é hora de ligar o forno em 200 graus pra pré aquecer!
Depois desse tempo, tire da geladeira e, separando a massa em bolinhas, abra cada uma até que fiquem finas. Com a ajuda de uma faquinha de serra (não precisa ser nada demais), corte as tirinhas e torça um pouquinho pra elas ficarem bem lindas, tipo as da foto aqui em baixo. Se quiser, pode colocar mais queijo por cima, garanto que vai ficar bom.
grissini3WEBNão adianta nada eu inventar pra vocês um tempo que ele fica no forno ne? As receitas que eu vi diziam 10/20 minutos e os meus ficaram 40, então pra você ver só. O grande lance do grissini é ele ficar crocante e douradinho, então vai cuidando dele no forno até que ele fique assim. Te garanto que menos de 10 minutos não vai ser e que dificilmente vai passar de 1 horas de forno.
Agora, sério, olha como eles são lindos prontos, não vem dizer que dá trabalho não viu?
grissini5WEBVai correndo fazer pra comer sozinho já que hoje é segunda-feira e eu acabei de acabar com a dieta de vocês.
Qualquer dúvida, só falar!

Deixe uma Resposta

