Já ouviu falar em Arroz Moreno?

Como prometido, cá estou eu para ensinar vocês a fazer o arroz que acompanha o soufflé da semana passada. Apesar de ser muito muito incomum, existem outras cores e sabores desta maravilha chamada arroz e eu estou cada vez mais apaixonada por cada uma delas.
Em minha visita a Curitiba (que cidade maravilhosa obrigada pelo mercado municipal), comprei arroz negro e arroz moreno para fazer em casa, mas eles são vendidos de forma sofisticada ou não na Casas Pedro (meu pequeno paraíso no Rio). Mas vamos parar de bla bla bla porque hoje é dia de: arroz moreno com semente de mostarda e alecrim!

souflearrozweb

Ingredientes:
– 1 copo de arroz moreno
– 1/2 xícara de semente de mostarda
– 2 ramos de alecrim fresco
– 1 cebola pequena
– Sal e pimenta do reino a gosto

Uma das melhores partes é que esse arroz é super saudável e delicioso. Pra começar, é preciso lavar o arroz como fazemos com o branco, bem lavadinho, ele vai soltar o mesmo amido, então vai ser fácil de ver o ponto.
Depois disso, refogue a cebola cortada bem pequenininha em uma panela, com os 2 ramos de alecrim (solte as folhinhas por favor – se quiser pode até dar uma picadinha) e as sementes de mostarda amassadas em um pilão. Deixe que a cebola doure e coloque um pouco de sal. Em seguida, acrescente o arroz e refogue (a dica é deixar ele refogar mais tempo que o outro porque como ele é moreno não tem perigo de escurecer).
Agora, aqui está o pulo do gato. Se você gosta do arroz bem al dente (pra mim é assim que tem que ser feito, faça exatamente como arroz branco e coloque o dobro de água. Como o moreno é mais duro, se você gostar dele como fica o branco, coloque 3 copos de água para 1 de arroz. Deixe cozinhar até que a água seja toda absorvida e tcharam!
Para a apresentação eu usei um medidor (mas pode ser uma xícara sem problemas) e virei no prato, joguei um pouquinho de azeite e coloquei umas folhas de alecrim pra enfeitar.
Lindo não? Tentem fazer e me contem como foi!

3 thoughts on “Já ouviu falar em Arroz Moreno?

Deixe uma Resposta

