Rondelli de mozzarella e pesto ao molho branco

Desculpem-me o sumiço, estava fazendo um estoque de delicias para postar aqui e acabei não postando nada aqui porque quando começo a cozinhar começo a ter trocentas ideias e quero cozinhar para sempre. Como ninguém é de ferro e hoje é feriado na Cidade Maravilhosa, compartilharei com vocês a receita de um rondelli totalmente feito por mim (isso inclui a massa).

rondelli-12lowComo é uma receita um pouco complicada, vou passá-la por partes. Vamos aos ingredientes:

Massa
– 4 copos de farinha de trigo
– 6 ovos
rondelli-1lowPonha a farinha em um pote (ou em cima da sua pia bem seca) e faça um buraco nela – como se fosse um pequeno vulcão. Quebre os ovos ali dentro e misture até que pegue consistencia. Depois disso, embrulhe (bem, muito bem) em papel filme e leve a geladeira pelo tempo que vai levar para fazer as outras coisas. Além de ser uma massa caseira, é um ótimo substituto da academia, mas para os preguiçosos, vale comprar a massa de lasanha e esperar porque ai já já explico o que fazer com ela.

Recheio
– meio ramo de manjericão fresco
– azeite
(muito, muito azeite)
– 200g queijo parmesão ralado
– 5 nozes
– Mozzarela
(só vai ser usada na parte da montagem)
rondelli-2low

No liquidificador, junte todos os ingredientes para o pesto – manjericão, queijo e nozes – e coloque um pouco de azeite. Como vamos rechear o rondelli com esse pesto, é preciso que ele seja mais pastoso, portanto, dose o azeite aos poucos. A verdade é que você pode colocar quanto queira de cada um dos ingredientes, depende de quem vai comer. Bata até formar um creme, mais ou menos assim:
rondelli-4low

Molho Branco
– 1 lata de creme de leite
– 1 cebola média
– 2 copos de leite integral
– Qualy
Refogue a cebola picadinha na qualy até que ela fique bem douradinha. Adicione o leite e o creme de leite e deixe ferver. Quando começar a ferver, deixe que engrosse a gosto e reserve.

Montagem

Essa é a parte que exigirá muita paciencia de todos nós porque vai levar tempo e precisa ficar bem feito. Para começar, tire a massa que estava na geladeira de lá e divida em bolinhas. Se você não tiver uma máquina de fazer massa, use um rolo de cozinha para abri-la até que ela fique no tamanho que você quer que seja seu rondelli. Importante: depois de recheá-lo, você vai precisar cortar no meio ele se não vai ficar feio.

rondelli-5lowrondelli-8lowEnquanto faz isso, coloque uma panela de água muito grande para ferver e um Pirex com água gelada ao lado. Assim que a água ferver, pede as suas tiras de massa e cozinhe cada uma delas por 4 a 5 minutos ou até ficarem al dente – se você estiver usando a massa da lasanha coloque-a pra ferver de acordo com as instruções da embalagem. Assim que tirar do forno, ponha as tiras na água fria, para interromper o cozimento.

Com a ajuda de um pano de prato, retire as tiras da água gelada e seque-as (recomendo que isso seja feito aos poucos, tipo de duas em duas tiras). Encha toda a extensão da tira com queijo mussarela e coloque o molho pesto por cima, deixando uns 2 centímetros de um lado para que vire um enroladinho. Corte as tiras no meio e coloque em outro Pirex coberto com uma fina camada de azeite.
rondelli-10lowPegue o molho brando que estava guardado desde muito tempo atrás e jogue por cima dos rondellis. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30 minutos, ou até que os rondellis estejam quentes e o molho fervendo.

Pronto! Pode explodir de tanto comer sem culpa porque vai estar maravilhoso. Façam porque é sucesso garantido!

Advertisements

3 thoughts on “Rondelli de mozzarella e pesto ao molho branco

  1. Minha vó faz massa em casa, a sua tá com uma cara ótima, parabéns. Ela mandou uma dica… afina mais a massa, pra ficar italiana de verdade tem que dar pra ver através dela.

  2. Pingback: Novidades do Ginger e um Rondelli antigo | Tudo eu que fiz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s