Salada 02

Hoje eu comprei quinoa, já queria comprar quinoa há algum tempo mas só achava umas muito caras e como sou universitária sem muita grana, não queria gastar dinheiro com isso. Pra quem não sabe, a quinoa é uma espécie de cereal usada pelos incas desde… a época dos incas. É mega ultra nutritivo e pode substituir muitíssimo bem o arroz e outros cereais na sua alimentação. Como eu aprendi tudo isso? Minha avó tinha comprado uma revista dizendo que a ONU nomeou 2013 como o ano da quinoa e começou a ler o que aparentemente eram 347 páginas sobre a quinoa. Foi bem produtivo apesar de quase ter me enlouquecido.

O segredo da salada de hoje está, enfim, em saber fazer a quinoa (não é dificil mas sem as devidas instruções pode ficar empapado e tal). Como vocês vão descobrir quando forem fazer, é mt chato de preparar porque ela é muito pequenininha crua e vai espalhando por tudo então o que eu fiz foi fazer e congelar em potinhos. Mas vamos começar!
quinoa crua

Esta é a cara da quinoa ainda crua, depois ela vai inchar e ficar mais fofinha (vou mostrar mais em baixo). O principio é exatamente o mesmo de fazer arroz, aqui estão as instruções:

Lave bem, tipo faz com arroz, mas cuidado quando for peneirar porque nada peneira isso e aí que está a chatice de fazer em pequenas quantidades. Depois de lavado e peneirado, coloque duas vezes mais água do que você lavou de quinoa em uma panela (por exemplo, se você colocou 1 copo de quinoa, ferva 2 copos de água). Deixe a água ferver e jogue a quinoa lá dentro, espere ferver de novo. Abaixe o fogo e tampe a panela, deixe lá por uns 15 minutos ou até absorver a água e pronto! quinoa pra todo mundo ser feliz.
editada3

Depois disso, tenho um segredo para contar: o molho é o segredo de toda e qualquer salada, portanto, sempre faça um molho pra comer com a salada e tudo dará certo (se não der enche de molho). Pra combinar, fiz um de mostarda e mel:

– 2 colheres de sopa de mostarda
– 1 colher de sopa de mel
– 1 colher de sopa de limão
– azeite – até quanto chegue

Mistura tudo e você vai ter um molho que dá vontade de chorar de tão bom (é meu preferido depois do caesar). Antes de continuarmos, eu tenho um sério problema: faço tudo de medida de olho, estou me esforçando muito para mudar isso, mas as vezes esqueço e tal. Dito isso, os ingredientes da salada:

– 1 tomate
– 1/2 cenoura
– 1/2 pimentão verde
– algumas folhas de espinafre
– algumas folhas de manjericão
– quinoa

Pique em pedaços grandes o tomate, a cenoura e o pimentão, coloque tudo dentro de um pote, junte as folhas de espinafre e manjericão (eu coloquei inteira porque acho mais bonito, mas vocês que sabem) e quinoa até ficar mais ou menos assim:
editada5

A salada está quase pronta e, nesse caso, eu sugiro que você deixe para colocar o molho na hora de servir. Como a quinoa é um cereal, se ficar guardado com o molho pode ser que empape e fique feioso. Sério, gente, ficou maravilhoso, uma coisa de chorar de tão boa (na verdade o que de chorar foi a receita de amanhã que eu já fiz hoje rs).

editada

E ai, gostaram? Nos próximos dias vou postar mais receitas com quinoa já que eu fiz pra séculos porque sou muito exagerada e também porque quinoa ta na moda.
Qualquer duvida, só falar!

2 thoughts on “Salada 02

Deixe uma Resposta

